A ARTE DE VENDER
Muitas pessoas acham que vender é o simples ato de entregar um produto ou serviço ao cliente em troca de dinheiro, mas o significado da palavra “vender” vai muito além disso. Vender é agregar valor, é fazer com que o cliente acredite nos benefícios que esse produto irá lhe proporcionar, trazendo confiança, credibilidade, criando um relacionamento e fidelizando o cliente.
Nos dias atuais as organizações estão cada dia mais exigentes, o profissional de vendas tem que trabalhar em conjunto com seus clientes, sempre buscando informações e analisando suas necessidades para que no ato da negociação seja oferecido aquilo que irá suprir sua necessidade. Para realizar esse processo de forma eficaz, deve-se dividi-lo em 5 etapas, aqui vamos dar um exemplo de uma prospecção por telefone:
1 – Apresentação: Etapa inicial, consiste no primeiro contato com o cliente;
2 – Abordagem: Aqui o consultor deverá explicar o motivo do contato e do que se trata o seu produto ou serviço;
3 – Sondagem: Nesta etapa, o vendedor irá extrair as informações do cliente durante o ato da conversa, com isso entendendo melhor a sua necessidade, para ter um diálogo de forma mais direcionada;
4 – Negociação: O ato da negociação consiste na apresentação da proposta comercial, onde o consultor irá apresentar as propostas oferecidas pela empresa, mostrando também os benefícios e a qualidade do produto ou serviço. Tirando assim todas as dúvidas do cliente que possa surgir no momento;
5 – Fechamento: Nessa última etapa do processo ocorre a fechamento da negociação. Onde tudo foi esclarecido e acordado entre o vendedor e o cliente.
Seguir de forma correta esse processo irá garantir os resultados da equipe comercial, trazendo também o sucesso para qualquer vendedor, com isso os clientes serão fidelizados e a empresa crescerá.